menu

Sistema de gerenciamento eletrônico do TCE/SC agiliza autuação de processos em Goiás

qua, 11/09/2019 - 20:47
banner

O Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM/GO) registrou em seu portal na internet que alcançou a marca de mais de 1000 processos autuados via Sistema de Gerenciamento de Processos (e-Siproc) e do Fluxo de Processo Eletrônico (FPE). A corte goiana destacou que o trabalho foi customizado a partir da implantação dos sistemas cedidos pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina, e ressaltou que tanto o e-Siproc quanto o FPE “têm se mostrado soluções robustas e ágeis no recebimento, encaminhamento e tratamento de processos, inaugurando uma nova etapa na instituição”.

acordo de cooperação técnica G019 entre as duas instituições de controle externo foi celebrado no dia 14 de novembro de 2017, pelo então presidente do TCE/SC, conselheiro Dado Cherem, e pelo presidente do TCM/GO, Joaquim Alves de Castro Neto, na sede da Corte catarinense. O lançamento do e-Siproc do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM/GO) ocorreu no dia 14 de março, na sede da Instituição, em Goiânia (reportagem em vídeo sobre o evento).

A parceria entre os tribunais tem por objeto a transferência de conhecimento e o compartilhamento de tecnologias, mediante a disponibilização de sistemas informatizados desenvolvidos pelos dois órgãos.

Pelo acordo, caberia ao Tribunal de Santa Catarina ceder o e-Siproc e o FPE. Já o Tribunal de Goiás teria que disponibilizar o Sistema de Gestão Educacional (Sophos), que está sendo utilizado pelo Instituto de Contas e vai substituir todos os microssistemas que a unidade de educação corporativa do TCE/SC utiliza (Saiba mais).

O acordo de cooperação terá a vigência de 60 meses, podendo ser prorrogado por meio de termo aditivo. Nesse período, estão previstos o repasse de informações sobre os conhecimentos utilizados na construção e no desenvolvimento dos sistemas, a capacitação de técnicos, a realização de estudos e pesquisas de assuntos de interesse comum.

 

 

Saiba mais: Os sistemas

e-Siproc: alia a convergência dos sistemas utilizados pelo Tribunal de Santa Catarina à geração de indicadores de desempenho dos processos nos seus nove módulos: autuação, instrução, parecer MP, relator, plenário, publicidade, acompanhamento, arquivo e consultas. A ferramenta permite o monitoramento das decisões, o controle do fluxo processual entre unidades externas e internas e que o usuário gere seus próprios relatórios sem o auxílio da DIN, além de disponibilizar ferramenta de pesquisa para dados estruturados e não estruturados. 

Fluxo de Processo Eletrônico (FPE): cria regras para o sequenciamento de atividades e para a correta identificação de estado e tipo de documento a ser anexado. Segundo a Diretoria de Informática, o FPE traz para dentro do e-Siproc todo o conhecimento dos ritos processuais e das regras relacionadas a cada processo, produz os indicadores necessários ao gerenciamento dos processos, aumenta a celeridade da operacionalização interna e externa dos processos eletrônicos, possibilita a pró-atividade nas tarefas que demandam mais esforços.

Sistema de Gestão Educacional (Sophos): voltado para agilizar a gestão de cursos organizados pelo TCM/GO. Permite a realização de inscrições, o registro de notas e frequências, além de emitir certificados.

 

 

Acompanhe o TCE/SC:

www.tce.sc.gov.br — Notícias — Rádio TCE/SC

Twitter: @TCE_SC

Youtube: Tribunal de Contas SC

WhatsApp: (48) 99113-2308

 

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques