menu

Integrantes do TCE/SC participam de Encontro Nacional de Corregedorias e Ouvidorias

sex, 31/08/2018 - 17:31
banner

“Refletir sobre a importância das Corregedorias e Ouvidorias no processo de fiscalização dos recursos públicos e atendimento de qualidade às demandas apresentadas pela sociedade”, este foi, segundo o corregedor-geral do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), conselheiro Wilson Wan-Dall, o objetivo do Encontro Nacional de Corregedorias e Ouvidorias, realizado em Maceió (AL), nos dias 23 e 24 de agosto.

De acordo com Wan-Dall, em registro feito na sessão do Pleno desta segunda-feira (27/8), a troca de ideias e de experiências vivenciadas nas Cortes de Contas fez a diferença nas apresentações dos palestrantes, ampliando o conhecimento dos participantes e demonstrando os avanços já conquistados e o quanto se pode ainda progredir. O evento, coordenado pelo TCE/AL, com apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), reuniu membros e servidores de diversos tribunais de contas brasileiros. Ao final, os corregedores presentes assinaram Carta de Compromisso, com o objetivo de promover o intercâmbio de procedimentos e de casos de sucesso na busca pelo aperfeiçoamento das ações dos tribunais.  

O supervisor da Ouvidoria do TCE/SC, conselheiro José Nei Ascari, que também participou do Encontro, disse que o evento foi extremamente positivo e serviu para demonstrar que a Ouvidoria da Corte catarinense cumpre bem seu papel de interagir com a sociedade por meio da estrutura atual.  “É evidente que há espaço e oportunidade para fortalecer esta importante estrutura, sensibilizando a sociedade sobre a importância de o cidadão ajudar este tribunal a cumprir sua missão de fiscalizar a boa e regular aplicação do dinheiro público”, enfatizou Ascari.

Ainda do TCE/SC, participaram da reunião as auditoras fiscais de controle externo, lotadas na Corregedoria Geral, Walkiria Machado Rodrigues e Simone Cunha de Farias e o coordenador da Ouvidoria, Paulo Cesar Salum.

 

“Tribunais de Contas e Tesouro Nacional”

Panorama fiscal do Brasil – perspectivas e desafios; STN e Tribunais de Contas – união de esforços em prol da qualidade fiscal; Acordo de cooperação técnica STN/IRB/Atricon; Matriz de saldos contábeis: instrumento de fiscalização e controle; e Fortalecimento do Sistema Nacional de Controle Externo: desafios e perspectivas. Estes foram os temas discutidos no Seminário “Tribunais de Contas e Tesouro Nacional – Fiscalização a tempo e a hora”, realizado no TCE/ES, em Vitória (ES), no dia 20 de agosto.

O conselheiro Wan-Dall, ao registrar a sua participação também neste evento, ressaltou a manifestação do vice-presidente de desenvolvimento do controle externo da Atricon, conselheiro Sebastião Carlos Ranna, sobre a necessidade da cooperação e da interação entre as instituições para o alcance de novos horizontes. “É importante quebrar a cultura do ‘dono da informação’”, defendeu Ranna.

 O chefe de gabinete do conselheiro Wilson Wan-Dall, Edson Biazussi, também participou do Seminário.

 

Crédito das fotos: Arquivo pessoal.

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques