menu

Auditora substituta de conselheiro do TCE/SC participa de estudo sobre atuação da mulher na administração estadual

ter, 13/03/2018 - 00:06
banner

A auditora substituta de conselheiro do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) Sabrina Nunes Iocken e a procuradora-geral adjunta do Ministério Público de Contas do Estado (MPC-SC), Cibelly Farias, integram o grupo de pesquisa, coordenado pela Fundação Escola de Governo ENA e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que vai traçar um panorama sobre a atuação das mulheres na administração pública catarinense, nos últimos 10 anos. “O objetivo do estudo, numa primeira fase, é mostrar a evolução, sobretudo, a partir de 2010, da participação das mulheres no serviço público do Estado”, registrou a auditora substituta de conselheiro, ao final da sessão do Pleno desta segunda-feira (12/3).

Segundo Sabrina, a ideia é dar efetividade ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 5, da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”. O estudo terá como base as informações que serão repassadas pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o Ministério Público de Santa Catarina e o TCE/SC.

Durante a sessão plenária, Sabrina Nunes Iocken também parabenizou a iniciativa, da Diretoria de Gestão de Pessoas do Tribunal, de deflagrar uma programação, ao longo do mês de março — mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8/3) —, para estimular a reflexão sobre medidas necessárias à promoção da igualdade de gênero como preconiza a Agenda da ONU 2030 (Saiba mais 1). “Essa mesma inspiração motivou a criação de um grupo de pesquisa coordenado pela ENA e UFSC”, disse a auditora substituta de conselheiro. Em aparte, o auditor substituto de conselheiro, Gerson dos Santos Sicca, reforçou a importância do debate na administração pública sobre temas que tratam da paridade de gênero.

O Pleno aprovou, ainda, proposição de Sabrina Iocken para que seja encaminhada menção honrosa — pela relevância dos trabalhos desenvolvidos — a três mulheres que têm contribuído para o enfrentamento de questões relacionadas aos direitos da mulher. “A Presidência tomará todas as providências para os encaminhamentos necessários”, afirmou o presidente da Corte de Contas catarinense, conselheiro Dado Cherem. Eliana Guerra de Alencar, diretora da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, no âmbito da Presidência da República, Junia Soares, presidente da Fundação Escola de Governo ENA, e Helena Kuerten de Salles, professora do Departamento de Ciências da Administração — CAD da UFSC —, são as homenageadas (Saiba mais 2).

 

Saiba mais 1: Igualdade de gênero e desenvolvimento sustentável

A ONU Mulheres defende que sem o rápido progresso para a igualdade de gênero e ações reais para acabar com a discriminação contra mulheres e meninas, a comunidade global não será capaz de manter a promessa de “não deixar ninguém para trás”, no caminho para o fim da pobreza, proteção do planeta e avanço da prosperidade até 2030. É o que aponta o relatório —  “Transformando promessas em ação: Igualdade de Gênero na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” — das Nações Unidas, lançado no dia 14 de fevereiro. “Este é um sinal urgente para a ação, e o relatório recomenda os caminhos a seguir”, disse a diretora-executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, no lançamento do documento.

Fonte:https://nacoesunidas.org/onu-sem-acoes-pela-igualdade-de-genero-mundo-nao-alcancara-objetivos-globais/

 

Saiba mais 2: Menção honrosa

Eliana Guerra de Alencar – defensora dos direitos das mulheres, não só no campo acadêmico, mas também pela sua atuação profissional como Diretora da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, no âmbito da Presidência da República, sendo representante do Brasil na 62ª Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres (CSW), que se iniciou nesta segunda-feira (12/3), em Nova Iorque, na qual o Estado brasileiro apresentará, em parceria com agências e representações do Sistema das Nações Unidas, propostas de articulação das estruturas de enfrentamento à violência contra mulheres e meninas no Brasil.

Link:https://nacoesunidas.org/delegacao-brasileira-pautara-diversidade-e-combate-a-violencia-contra-mulheres-rurais-em-comissao-da-onu/

Professora Junia Soares – presidente da Fundação Escola de Governo ENA, pela iniciativa em trazer a temática internacional para o debate no Estado de Santa Catarina.

Professora Helena Kuerten de Salles, do Departamento de Ciências da Administração – CAD da UFSC – pela iniciativa em direcionar a produção de conhecimento científico no âmbito da UFSC para a temática tão sensível e ao mesmo tempo premente que é a justiça e igualdade de gênero.

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques