menu

TCE/SC lança desafio de inovação para aprimorar a fiscalização de cadastros imobiliários

qui, 04/07/2024 - 08:32
Banner horizontal com fundo cinza-claro e com detalhes amarelos e em tons de cinza. Em destaque, imagem de duas pessoas manuseando um tablet, folhas de papel e caneta. A foto está cortada, de modo que só é possível ver as mãos. No canto superior esquerdo, o título “Desafio de Inovação Aberta. Cadastros Imobiliários”, em retângulos cinza e amarelo. No canto inferior direito, sobre retângulo amarelo, logo do TCE/SC.

Estão abertas, até o dia 17 de julho, as inscrições para empresas de tecnologia já estabelecidas no mercado apresentarem solução para o desafio, lançado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), voltado para a melhoria do processo de fiscalização dos cadastros imobiliários dos municípios catarinenses. O procedimento deverá ser feito pelo site do LinkLab da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). 

Para o TCE/SC, a busca de uma solução mais eficiente, que identifique imóveis não registrados, por meio de imagens de satélite antigas e atuais, é essencial para o aprimoramento do trabalho do órgão de controle, já que a conferência dos registros de propriedades, atualmente, não é automatizada. 

Em muitos municípios catarinenses, os registros imobiliários não refletem as mudanças urbanas. Isso porque novos prédios, alterações de proprietários de imóveis e desmembramentos de terrenos, por vezes, não são registrados corretamente. A falta de atualização dos cadastros imobiliários prejudica a arrecadação do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) pelas prefeituras, e, consequentemente, a oferta de serviços públicos urbanos. 

 

Estudo Técnico Preliminar 

As empresas inscritas participarão de um evento de pitches on-line, que consiste na apresentação curta e direta sobre o projeto, com o objetivo de despertar a atenção de um investidor, parceiro ou cliente. A data ainda será marcada, mas deverá ocorrer em até 60 dias.

A proposta será avaliada por uma comissão composta por servidores da Assessoria de Governança Estratégica de Tecnologia da Informação (Aget), da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), da Diretoria de Informações estratégicas (DIE), da Procuradoria Jurídica (PROCTCE), da Diretoria de Administração e Finanças (DAF) e da Diretoria de Contas de Gestão (DGE), todas unidades do TCE/SC. 

O desafio de inovação aberta é parte do Estudo Técnico Preliminar das soluções existentes em mercado e não gera a obrigação de contratação. Caso o TCE/SC venha a contratar a solução, poderão ser utilizadas as modalidades de licitação previstas nas Leis n. 14.133/2021 e n. 182/2021. 

Mais informações poderão ser obtidas no Chamamento de Inovação, publicado nas páginas 20 a 22 do Diário Oficial Eletrônico de 17 de junho

 

Acompanhe o TCE/SC: 
Portal: www.tcesc.tc.brNotíciasRádio TCE/SC 
Twitter: @TCE_SC  
YouTube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina 
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques