menu

TCE/SC busca solução tecnológica para identificar licitações com sobrepreço; inscrições estão abertas até 17 de julho

sex, 05/07/2024 - 13:08
Banner horizontal com fundo lilás e detalhes em tons de roxo. Ao centro em destaque, imagem de um homem que toca a tela com o indicador, onde há a ponta de uma seta vermelha que sai da lateral esquerda. Um gráfico em barras segue a curvatura da seta. No canto superior esquerdo, o título “Desafio de Inovação Aberta. Licitações com sobrepreço”, sobre retângulos em tons de roxo. No canto inferior direito, sobre retângulo roxo, logo do TCE/SC.

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) está com desafio aberto para a busca de uma ferramenta que identifique sobrepreço em orçamentos de licitações. Empresas de tecnologia já estabelecidas no mercado, capazes de desenvolver e de implementar a solução, têm até o dia 17 de julho para efetuar a inscrição no site do LinkLab da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). 

Para o TCE/SC, o uso da tecnologia é fundamental para auxiliar na verificação desse tipo de irregularidade nos mais de 50 mil procedimentos licitatórios lançados e encaminhados pelos órgãos públicos do Estado e dos municípios catarinenses, inclusive com a comparação dos valores do edital com os preços praticados no mercado e, também, com compras anteriores. 

Recentemente o Tribunal de Contas lançou o Sistema VigIA, desenvolvido por servidores da Instituição e que utiliza inteligência artificial para analisar a documentação encaminhada, identificar pontos incorretos e alertar o auditor para a necessidade de uma análise mais detalhada do edital. 

Mas o VigIA ainda não consegue identificar sobrepreço em orçamentos de licitações para evitar o desperdício de dinheiro público e contribuir para que mais recursos fiquem disponíveis para serviços de saúde, de educação e de segurança, por exemplo. 

 

Evento on-line 

Os interessados em inscrever solução participarão de um evento de pitches on-line, que consiste na apresentação curta e direta sobre o projeto, com o objetivo de despertar a atenção de um investidor, parceiro ou cliente. A data ainda será marcada, mas deverá ocorrer em até 60 dias. 

A proposta será avaliada por uma comissão composta por servidores da Assessoria de Governança Estratégica de Tecnologia da Informação (Aget), da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), da Diretoria de Informações estratégicas (DIE), da Procuradoria Jurídica (PROCTCE), da Diretoria de Administração e Finanças (DAF) e da Diretoria de de Licitações e Contratações, todas unidades do TCE/SC. 

Mais informações poderão ser obtidas no Chamamento de Inovação, publicado nas páginas 20 a 24 do Diário Oficial Eletrônico de 17 de junho

 

 

Acompanhe o TCE/SC: 
Portal: www.tcesc.tc.brNotíciasRádio TCE/SC 
Twitter: @TCE_SC  
YouTube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina 
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina 

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques