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Aplicativo da Ouvidoria do TCE/SC facilita o acesso do cidadão

sex, 22/03/2019 - 18:29

(OUÇA)

 

(TCE Informa)

 

TRILHA DE CHAMADA

 

LOCUTOR: Com o objetivo de facilitar o acesso e possibilitar que a população catarinense interaja diretamente com o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), foi lançado o aplicativo para celular da Ouvidoria da Corte de Contas. Todo cidadão pode baixar a ferramenta gratuitamente acessando o Google Play para equipamentos Android e o App Store para dispositivos iOS. No campo pesquisa é só digitar “Ouvidoria TCE/SC”

 

A iniciativa busca estimular a participação da sociedade no trabalho de fiscalização dos serviços prestados pelo próprio Tribunal e pelos demais órgãos públicos. Por meio do aplicativo o cidadão pode encaminhar denúncias de supostas irregularidades praticadas por agentes públicos, apresentar críticas, reclamações e sugestões. O aplicativo da Ouvidoria também permite o envio de fotografias, documentos e informações que podem servir de prova e subsidiar o trabalho do Tribunal de Contas. O usuário pode usar os recursos do próprio celular sem precisar de download de um computador.

 

Para o supervisor da Ouvidoria do TCE/SC, conselheiro José Nei Ascari, essa é mais uma ferramenta tecnológica que estimula o cidadão a ser um aliado no controle externo da gestão pública.

 

(Sonora José Nei Ascari)

Esse é o propósito, o Tribunal já disponibiliza várias ferramentas, essas comunicações podem acontecer hoje por telefone, pelo WhatsApp, pelo site, por carta, por e-mail e agora, seguindo a tendência da tecnologia mundial, o cidadão também pode fazer essa comunicação através desse aplicativo. Esse aplicativo indiscutivelmente vai aproximar ainda mais o Tribunal de Contas do cidadão e o cidadão tem um papel importante também de parceria com o Tribunal nessa missão que o Tribunal tem de controle da boa e regular aplicação dos recursos públicos.

 

LOCUTOR: Na tela de abertura do aplicativo da Ouvidoria, o cidadão encontra um espaço denominado “Sua Comunicação”. Neste local, após o cadastramento inicial, é possível apresentar denúncia, crítica, sugestão ou documentação. Também está disponível o botão “Acompanhamento” que permite a consulta das comunicações feitas, a partir do seu número e do número do protocolo. No menu superior do aplicativo há o item “Dúvidas Frequentes” com perguntas e respostas. O usuário também tem acesso ao “Relatório de Atividades” da Ouvidoria.

 

Criada em 2009, a Ouvidoria do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) é um canal de diálogo e interação com o cidadão catarinense. No ano passado a unidade recebeu 1.100 comunicações, sendo que 993 foram solucionadas. O conselheiro José Nei Ascari acredita que o aplicativo deve estimular o interesse do cidadão pelo controle da gestão pública e ampliar o número de demandas enviadas para a Ouvidoria.

 

(Sonora José Nei Ascari)

Isso vai exigir também da nossa parte uma estruturação quem sabe ainda maior da Ouvidoria, mas o presidente já sinalizou com disposição forte de dotar a Ouvidoria, o espaço que hoje existe, dar condições necessárias para dar vazão a esta demanda que pode sim crescer, pode aumentar em função da implementação dessa nova ferramenta do aplicativo. O importante é que o cidadão participe, o importante é que o cidadão ajude o Tribunal na sua missão de efetuar o melhor controle possível das contas públicas do nosso Estado.

 

LOCUTOR: No rodapé da página de abertura do Portal do TCE/SC na internet você tem acesso às duas lojas virtuais, onde poderá baixar os quatro aplicativos para celulares disponibilizados pela Instituição: a Sala Virtual, o TCE Sessões, o Diário Oficial Eletrônico do TCE/SC (DOTC-e) e agora a Ouvidoria.

 

(TCE Informou)

Tempo: 4’22’’

Autor
Agência TCE/SC
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